O software portátil (também conhecido como aplicações portáteis) é uma classe do software apropriado para o uso em drives portáteis tais como uma Pen USB ou o iPod, O conceito de carregar aplicações numa Pen USB para uso em qualquer PC evoluiu consideravelmente nos últimos anos.
Para ser considerado verdadeiramente portátil, um programa do software deve:
1. Não requerer uma instalação formal antes de poder ser usado (instalação de bibliotecas adicionais no sistema e afins), poderá usar apenas algum tipo de compactação o qual deverá ser descompactado pelo utilizador para um directório á sua escolha.
2. As configurações do programa são guardadas num ficheiro (.ini) que acompanha o mesmo. Se o registo for usado para guardar as configurações da aplicação, esta não é portátil.
3. Não deixar nenhum vestígio (ou quase nenhum) no PC onde é usado, isto é, todos os ficheiro temporários e entradas do registo criadas pela aplicação devem ser removidas automaticamente uma vez terminado o programa.
Quais as vantagens do software portátil
Uma das vantagens é óbvia, a portabilidade, o facto de poder levar os seus programas e ficheiros favoritos e executa-los em qualquer PC é sem duvida uma grande vantagem.
Uma outra vantagem e que não é tão levada em conta, é o facto de a maioria serem aplicações limpas, digo aplicações limpas porque quando bem criadas estas não deixam marcas no sistema operativo. Que Marcas? Por exemplo, ficheiro temporários que acabam por ficar permanentes enchendo o disco rígido desnecessariamente, entradas no registo do sistema que mesmo desinstalando o programa nem sempre são apagadas, conflitos entre programas instalados provocando lentidão no sistema ou pior o bloqueio total.
Existem aplicações portáteis que deixam as tais marcas no sistema operativo?
Sim, algumas aplicações de fontes duvidosas que existem por exemplo em redes P2P, muitas delas apelidadas de Portable mas que de portable não têm nada, nem mesmo as configurações da própria aplicação (tem que se configurar a aplicação em todos os PCs que for executada). Pior ainda são as dezenas de entradas no registo que são criadas as quais nunca serão apagadas.